6 dicas para quem realmente quer passar no vestibular! - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Formação

6 dicas para quem realmente quer passar no vestibular!

Passar no vestibular é o objetivo de muitos jovens que visam uma graduação em busca da oportunidade de construir uma carreira sólida. Para isso, o foco nos estudos deve ser grande.

O preparo pode ser por conta própria, estudando em casa, ou com o auxílio de um cursinho, seja ele extensivo, no preparo anual para as provas, ou intensivo, em que o estudante tem um foco maior em um período mais curto.

Independentemente da escolha, é importante se atentar a algumas dicas para conduzir os estudos da melhor forma possível, absorvendo bem o conteúdo e chegando bem preparado para o dia da prova. Continue a leitura e confira as seis dicas principais e definitivas para você passar no vestibular!

1. Foque no objetivo de passar no vestibular

Passar no vestibular: esse é o seu principal objetivo, não é mesmo? Parece algo óbvio, mas é preciso dar ênfase a esse tópico.

Quando se tem uma meta que demanda tanta dedicação, o foco deve ser integral nos estudos, fazendo disso uma prioridade. Para isso, algumas coisas terão que ser deixadas de lado ou ter a frequência diminuída, como saídas, videogame, redes sociais, séries e tantas outras atividades que acabam ocupando um tempo de vida considerável.

O motivo pelo qual isso terá que ser reduzido é simples: tempo. Os estudos precisam preencher uma boa parte do seu dia, e essas atividades acabam tomando muito tempo. É claro que você poderá se divertir e não tem que abrir mão totalmente de fazer o que gosta, mas o foco principal deve ser em estudar.

2. Use a tecnologia a seu favor

À medida que a tecnologia avança, maiores são as possibilidades de fazer uso desses recursos no cotidiano. A educação tem sido uma das grandes beneficiadas, com cada vez mais plataformas digitais que disponibilizam conteúdos para quem está na caminhada por uma vaga na universidade.

O destaque entre esses recursos são os aplicativos para smartphones e tablets, oferecendo aos alunos diversas soluções que agregam muito à rotina de estudos para o vestibular, solucionando dúvidas e disponibilizando conteúdos variados, com abordagens sobre diversos temas de diferentes disciplinas.

Fazer uso dessas ferramentas ajuda muito: pode servir como material de apoio para quem estuda em cursinhos ou até mesmo ser uma das fontes principais para quem se prepara para o vestibular por conta própria. Nessas plataformas, é possível encontrar explicações de conteúdos, revisões de provas e dicas variadas.

3. Pratique a teoria que você estuda

A teoria é fundamental para que o conteúdo seja absorvido pelo estudante, mas, sem a prática, ele é vago e não permite a compreensão completa. É necessário exercitar tudo que é visto durante o período de estudos, servindo como uma espécie de revisão, mas também como fixação das matérias.

Tratando-se de vestibular, é importante praticar por meio de exercícios que estejam nos moldes dos que são apresentados nas provas. As questões são diferenciadas, com enunciados mais elaborados e que geralmente confundem os candidatos menos atentos ou com menor capacidade interpretativa.

Sendo assim, a prática deve ser justamente em cima desse tipo de exercício. Uma das melhores maneiras de fazer isso é pegar provas passadas e refazê-las. É possível encontrar as correções pela internet, então você pode comparar e ver como foram as resoluções dos professores.

4. Considere o ensino a distância

Nem todos os alunos conseguem estar matriculados em cursinhos em que as aulas sejam presenciais. Isso pode acontecer por diversos fatores, mas não deve ser o motivo principal para que um aluno deixe de se preparar adequadamente para o vestibular.

O ensino a distância é uma modalidade que atende essas pessoas que não podem dedicar horários fixos ou não conseguem estar em locais físicos de cursos. Eles permitem que qualquer um, independentemente das suas limitações, esteja em contato com conteúdo relevante para os estudos.

Nessa modalidade, é possível assistir a videoaulas, algumas até mesmo ao vivo, tirar dúvida com professores, ter acesso a conteúdos sobre os temas e disciplinas cobradas nas provas e vivenciar uma experiência completamente rica e didática acerca do preparo para o vestibular.

5. Use técnicas para maior aproveitamento nos estudos

Durante a preparação para o vestibular, é importante buscar técnicas que otimizem o aproveitamento nos estudos. Elas são de grande ajuda para que os resultados sejam ainda melhores no que diz respeito à absorção de conteúdos.

Algumas delas são bem difundidas e conhecidas entre os estudantes. Vamos citar as principais a seguir e falar um pouco melhor sobre cada uma.

Simulados

Os simulados colocam os candidatos diante da experiência de estar fazendo a prova de vestibular. Eles são muito comuns nos cursinhos, mas também podem ser feitos em casa. Basta que os estudantes refaçam provas anteriores, respeitando regras similares às do próprio vestibular.

Explicar o conteúdo para si próprio

Pode parecer bobo, mas, ao explicar a matéria para si mesmo diante do espelho, o aluno precisará processar toda a informação estudada anteriormente, de modo que tenha a capacidade de ter mais segurança sobre tudo o que absorveu. Essa técnica é interessante, pois, a cada vez que dá essa “aula”, o estudante avança no entendimento do conteúdo.

Resumos

Tradicionais, os resumos costumam ser muito estimulados no período escolar. Durante a leitura, a atividade de reescrever as partes do conteúdo que julga relevantes ajuda o aluno com um novo contato com a matéria e, assim, ele fixa essas ideias em sua cabeça. Desse modo, a compreensão fica ainda melhor.

6. Cuide da sua saúde mental e física

Tão importante quanto se dedicar fortemente aos estudos é se preocupar com a saúde física e mental. A rotina pesada pode ter consequências caso os estudantes não se preocupem com alguns pontos básicos. Além disso, é praticamente impossível ter um bom rendimento com os conteúdos se o corpo e a mente não estiverem bem.

Cuidando do corpo

A saúde física é fundamental para que o aluno tenha energia e disposição para se manter firme no seu objetivo. Para isso, alguns cuidados básicos são necessários, como alimentação adequada, noites de sono completas, cuidados com a postura e prática de exercícios físicos, já que eles ajudam a manter o estudante ativo.

O foco nos estudos não pode ser perdido, mas ele só estará presente se o corpo estiver bem, por isso, é importante sempre manter a saúde em dia.

Cuidando da mente

Como manter a saúde mental em um período de tanta pressão e cobrança? Às vezes o estudante acaba exigindo demais de si próprio e isso pode ser bastante prejudicial. É fundamental relaxar e desestressar, reservando um momento da rotina para fazer o que se gosta.

A saúde mental está muito ligada ao equilíbrio, então, é importante tirar uma hora do dia para fazer algo que dê prazer e se desligar momentaneamente do vestibular.

Seguir essas dicas é fundamental para obter sucesso! Junte-as a muita dedicação aos estudos e, assim, será quase impossível não passar no vestibular! Se você gostou desse post e tem uma rotina atarefada, veja aqui 8 técnicas de estudos voltadas para você!

Você pode gostar
Técnicas de negociação: 6 dicas para ser mais persuasivo nas vendas
Evite estes 5 erros mais comuns ao escolher um curso

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This